Rádio Canelinha FM - Informação com credibilidade e responsabilidade. 2p4y6v

Sexta-feira, 23 de Maio de 2025

Notícias/Direitos Humanos g6552

Torcedor chileno é preso após gestos racistas em jogo no Maracanã 4gd3q

Partida marcou início da campanha Estamos Vigilantes, do Ministério Público do Rio de Janeiro para prevenir o racismo durante as partidas das Copas Sul-Americana e Libertadores no estado. u241x

Torcedor chileno é preso após gestos racistas em jogo no Maracanã
© Tania Rego/Agência Brasil
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem 2z3x1b
Máximo 600 caracteres.
enviando

704u14

O torcedor chileno Baltazar Martin Garcês Lopez teve a prisão preventiva decretada pela Justiça por ter feito gestos racistas contra a torcida do Fluminense durante o jogo entre o time carioca e o Unión Española, pela Copa Sul-Americana, nesta quarta-feira (14) no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. 

A partida marcou o início da campanha Estamos Vigilantes, do Ministério Público do Rio de Janeiro para prevenir o racismo durante as partidas das Copas Sul-Americana e Libertadores realizadas no estado. 

Durante a partida, o torcedor chileno fez gestos imitando um macaco, em direção a torcida do Fluminense. Seguranças do estádio acionaram o Batalhão Especial de Policiamento em Estádios. 

Leia Também:

Com a confirmação do ato, por meio de imagens do Centro de Comando e Controle do Maracanã, agentes da Polícia Militar conduziram Lopez para uma audiência de custódia no Juizado Especial do Torcedor que, ao analisar o caso, converteu a prisão em flagrante do acusado em preventiva.

A campanha Estamos Vigilantes tem a finalidade de estimular todas as pessoas que observem possíveis casos de racismo nas praças esportivas denunciem os fatos às autoridades. Promotores de Justiça do Grupo de Atuação Especializada do Desporto e Defesa do Torcedor estarão presentes em todos os jogos nos estádios cariocas, para monitorar as arquibancadas e atuar em casos de flagrante ou denúncia de atos racistas e xenofóbicos. 

Participação ativa 175w9

A campanha destaca a importância da participação ativa dos torcedores e profissionais envolvidos nas partidas na construção de um ambiente mais seguro e respeitoso, ressaltando que denunciar é dever de todos. A iniciativa reúne jogadores dos principais clubes cariocas, torcedores, jornalistas, profissionais de segurança e serviços que atuam nos estádios e promotores de Justiça. 

A iniciativa conta com apoio da Divisão de Evidências Digitais e Tecnologia do MP, cujos peritos realizaram visitas técnicas aos estádios para avaliar o sistema de câmeras e sugerir melhorias para o monitoramento e reconhecimento dos autores. A ação tem apoio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e da Confederação Sul-Americana (Conmebol).

 

FONTE/CRÉDITOS: Douglas Corrêa - Repórter da Agência Brasil
Comentários: 6o6q12

Veja também 735l6h

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal 2f3r3u

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais! 3l152u

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )