A campanha de vacinação contra a gripe em Santa Catarina atingiu apenas 27,85% de cobertura entre os grupos prioritários — como gestantes, crianças de 6 meses a 5 anos e idosos com mais de 60 anos — acendendo um alerta entre as autoridades de saúde. Apesar de o índice ser superior à média nacional de 22,28%, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforça a importância da imunização, especialmente durante o inverno, quando aumentam os riscos de complicações por doenças respiratórias. 2e4h3y
Até agora, foram aplicadas 1.008.857 doses no estado. Segundo o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, a vacinação é essencial para evitar internações. “É fundamental que, principalmente, o público-alvo possa se vacinar, pois é geralmente este público que continua internando nos nossos hospitais”, destacou.
Como forma de incentivar a imunização, o “Dia D” da vacinação foi realizado no último sábado (10) em todo o Brasil. Em Santa Catarina, 163.209 pessoas foram vacinadas na ação. A vacina é considerada a principal forma de prevenir casos graves, hospitalizações e óbitos causados pela gripe, além de reduzir a circulação do vírus e a pressão sobre os serviços de saúde.
Leia Também:
Neste ano, o imunizante foi incluído no Calendário Nacional de Vacinação para crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes e idosos com 60 anos ou mais. A vacinação continua disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), mesmo após o encerramento oficial da campanha.
Para se vacinar, é necessário apresentar documento com foto e carteira de vacinação para atualização do histórico vacinal.
Comentários: 6o6q12