Policiais Civis e demais profissionais civis da Segurança Pública poderão paralisar suas atividades em Santa Catarina a qualquer momento. Tudo por conta, segundo o comunicado emitido nesta quarta-feira (23), do tratamento discriminatório dado pelo Governo do Estado na reforma da previdência aos Policiais Civis. De acordo com a nota, enquanto Policiais Militares estão fora da reforma da previdência pagando alíquota de 10,5%, com aposentadoria especial e geram déficit (saldo negativo) na previdência do Estado de quase R$ 14 milhões de reais, os Policiais Civis pagam alíquota de 14% e apresentam superavit (saldo positivo) de mais de R$ 20 milhões de reais. Mesmo assim, ainda de acordo com o comunicado, o Governo quer retirar garantias que os Policiais Civis possuem por conta da periculosidade de suas atividades, aumentando ainda mais a alíquota de contribuição à previdência, o que agravará as perdas salariais que já acumulam mais de 45% de desvalorização. Esses profissionais estão a sete anos sem reposição salarial gerada pela inflação. Os Policiais Civis acreditam que pelo fato do Governador Carlos Moisés ser militar da reserva, está praticando “protecionismo militar” relegando a Polícia Civil a “polícia de 2ª categoria”. 6i1hw
Um dos policiais lotados em Brusque e que integra a diretoria da Agepol (Associação dos Agentes de Polícia de Santa Catarina) relata:
“O que estão fazendo com os policiais civis e demais integrantes do sistema público de segurança é uma vergonha. Um total descaso. Não costumo me manifestar dessa forma, mas toda população sabe o tamanho da dedicação dos profissionais de Brusque e região, o que não é diferente no resto do estado. Resumo do sentimento dos policiais neste momento é este: descaso e falta de compromisso com o proposto em campanhas eleitorais”, brada o policial.
As manifestações começaram nesta quarta-feira (23) em diversos municípios, sendo preparado, inclusive, a devolução ao Governo do Estado dos equipamentos acautelados aos policiais civis, como por exemplo: algemas, coletes balísticos e armamentos.
Comentários: 6o6q12