Rádio Canelinha FM - Informação com credibilidade e responsabilidade. 2p4y6v

Quinta-feira, 22 de Maio de 2025

Notícias/Geral 4s6i5u

Maio Roxo alerta para doenças inflamatórias intestinais e reforça importância do diagnóstico precoce 5844h

Com mais de 7 mil pacientes atendidos em Santa Catarina, campanha visa conscientizar sobre Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa 1q744

Maio Roxo alerta para doenças inflamatórias intestinais e reforça importância do diagnóstico precoce
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem 2z3x1b
Máximo 600 caracteres.
enviando

O mês de maio é marcado por uma importante campanha de saúde: o Maio Roxo, que tem como objetivo conscientizar a população sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs), especialmente a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa, as mais comuns dessas condições, segundo o Ministério da Saúde. 6g5i41

Em Santa Catarina, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), 7.718 pacientes são atendidos pelo Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) com essas duas enfermidades. Do total, 2.575 convivem com a Doença de Crohn e 5.143 com a Retocolite Ulcerativa. Esses números colocam o estado como o terceiro do Brasil com maior prevalência acumulada de DIIs, segundo dados da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SB).

Neste domingo, 19 de maio, é celebrado o Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal, data que reforça a necessidade de diagnóstico precoce e tratamento adequado. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 5 milhões de pessoas no mundo convivem com DIIs. No Brasil, são cerca de 1,6 milhão de indivíduos, conforme estimativas da SB.

Leia Também:

Apesar dos avanços, ainda não cura para essas doenças, e as causas seguem sendo objeto de estudo. Por isso, durante o Maio Roxo, diversas ações são promovidas em todo o país para ampliar o o à informação, combater o preconceito e garantir que os pacientes tenham qualidade de vida.

O CEAF, que faz parte do SUS, desempenha papel fundamental nesse processo, garantindo o gratuito a medicamentos para condições clínicas estabelecidas nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) do Ministério da Saúde.

A campanha reforça que informação é o primeiro o para o cuidado e que a atenção aos sintomas pode mudar o curso da doença.

Comentários: 6o6q12

Veja também 735l6h

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal 2f3r3u

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais! 3l152u

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )