Uma massa de ar polar prevista para chegar a Santa Catarina nesta terça-feira (27) vai provocar uma queda vetiginosa das temperaturas, com mínimas podendo chegar a -7ºC em 80% do Estado. Diante da ameaça do frio extremo, a Defesa Civil do estado emitiu uma nota nesta terça-feira, com recomendações que podem ser seguidas para evitar situações de risco. 1yl3y
De acordo com o diretor de Gestão de Desastres da Defesa Civil, Daniel Dutra, pequenos cuidados fazem diferença, tanto para a autoproteção, quanto para proteger quem mais amamos.
“A recomendação nestes dias mais frios é reforçar a atenção com a população mais vulnerável, como idosos, crianças e moradores de ruas. Os animais de estimação também precisam de cuidados especiais, assim é recomendado que sejam abrigados durante a noite”, explicou.
Ele reforça que é importante se manter aquecido, mas evitar técnicas que possam colocar as pessoas em risco como acender churrasqueiras ou latas com combustíveis dentro de casa. “Este procedimento pode provocar incêndios, queimaduras ou causar a morte devido a inalação de monóxido de carbono”, destacou Dutra.
Hidratação e cuidados
A recomendação é beber bastante água e manter a pele hidratada, especialmente mãos, pés, rosto e lábios. É preciso reforçar os cuidados com a higiene das mãos e evitar locais fechados com muitas pessoas aglomeradas. Ao conduzir veículos nas regiões de serra, a Defesa Civil recomenda atenção nas rodovias em função do risco de formação de gelo na pista. Além disso, o indivíduo deve viajar apenas com a confirmação de reserva em hotéis ou pousadas.
Agasalhos e refeições
órios como luvas, gorros, meias e cachecóis garantem a proteção das extremidades do corpo. Na hora das refeições, o ideal é dar preferência a sopas e um chá quente, que podem ajudar a enfrentar o frio. Contudo, frutas e vegetais ainda devem fazer parte do cardápio, pois o consumo de vitaminas, sais minerais e antioxidantes contribuem para minimizar as infeções típicas da estação.
A Defesa Civil estadual recomenda a proteção de tubulações de água que não estejam enterradas e equipamentos descobertos. A proteção pode ser feita com papelão, jornais, plásticos ou lonas. Isso minimiza a probabilidade de congelamento da água nos canos.
Comentários: 6o6q12