São João Batista, uma das cidades mais afetadas pelas chuvas incessantes desde a madrugada de sábado (18 de maio), enfrenta sua terceira enchente em um ano e meio. O rio que corta a cidade atingiu 6,86 metros, colocando a cidade em situação de enchente, de acordo com a prefeitura. 6h126h
A Defesa Civil municipal relatou, na tarde deste domingo (19), que atendeu a 61 chamados relacionados às chuvas. Cinquenta e seis pessoas foram obrigadas a deixar suas casas, sendo 16 delas acolhidas em abrigos e 40 alojadas na casa de familiares. Além disso, 14 ruas estão alagadas. O acumulado de chuva nas últimas 72 horas foi de 148,4 milímetros, um volume superior ao esperado para todo o mês de maio.
Este evento segue duas enchentes anteriores: em dezembro de 2022, quando o rio chegou a 9,18 metros, e em novembro de 2023, quando o nível do rio atingiu 8,04 metros.
A situação em São João Batista é parte de um cenário mais amplo de emergência em Santa Catarina. Em cidades como Vidal Ramos, Rio do Sul, Lontras, Botuverá e Taió, os níveis dos rios também estão em situação emergencial, com algumas regiões registrando acumulados de chuva acima de 200 milímetros nas últimas 48 horas.
Até o meio-dia deste domingo, o boletim da Defesa Civil estadual contabilizou 274 desalojados e 614 desabrigados em todo o estado. As autoridades seguem monitorando as condições meteorológicas e prestando assistência às áreas afetadas, na esperança de mitigar os impactos das enchentes e prevenir futuras crises.
Comentários: 6o6q12